A comunidade de fotógrafos e artistas digitais brasileiros teve a sua representação na Copa Mundial de Fotografia confirmada para 2022. A eliminatória nacional será conduzida pela iniciativa nacional Brasil Photo Awards e a abertura para inscrições iniciou hoje.
A arte brasileira foi destaque internacional durante a pandemia
No muito atípico período de pandemia, os artistas brasileiros foram destaque em um dos mais importantes campeonatos internacionais de fotografia e arte digital, a World Photographic Cup. Em 2020 os resultados da equipe brasileira, qualificado por um jurado internacional especializado, garantiu ao Brasil o título de Campeão Mundial, além de medalhas de ouro e prata individuais. Em 2021, a seleção nacional formada por 18 membros, novamente foi destaque, tendo nesta ocasião o vice-campeonato.
Mais que um concurso de fotografia
Criada em 2013 em uma associação entre a PPA – Professional Photographers of America e a FEP – Federation of European Photographers, a World Photographic Cup reúne anualmente a mais de 40 países para promover e celebrar a arte fotográfica e digital. Em um campeonato internacional onde o idioma comum são as histórias e sensações provocadas pelas imagens, o júri é composto por membros de inúmeras associações internacionais de fotógrafos profissionais.
A seleção nacional brasileira é formada e dirigida pela iniciativa Brasil Photo Awards, que através da sua convocatória anual, reúne centenas de artistas nacionais em um concurso de fotografia e arte digital. O resultado do concurso determina os 18 trabalhos representantes do Brasil no mundial, que na sua edição 2022 será celebrado em Roma, na Itália.
Requisitos para o participante
Para formar parte da seleção brasileira, é necessário passar pelo processo eliminatório que está aberto desde hoje, 22 de Junho e finaliza em 20 de Agosto (Veja o cronograma completo). Considerando que o campeonato está desenhado no modelo olímpico, é obrigatória a comprovação da nacionalidade brasileira com RG ou passaporte, caso seja selecionado como finalista.
Custo de participação
A convocatória BPA 2022 organiza e dirige os esforços de seleção anualmente e garante o direito de participação gratuita na etapa nacional a todos os artistas brasileiros. Somente aos finalistas que sejam selecionados para representar o Brasil na WPC, é cobrada uma taxa de inscrição de US$12,00 que é um requisito do comitê organizador do mundial.
Diferentes visões, um mesmo objetivo
Uma das características mais destacadas do campeonato mundial, é que opera no modelo olímpico, e desta forma, tanto os artistas individuais como a equipe são reconhecidos e recebem prêmios (medalhas e troféus). Esta condição permite que desde fotógrafos de reportagem que fazem registros documentais ou jornalísticos até artistas digitais que criam obras que contemplam fotografia e recursos digitais como a manipulação e uso de CGI, possam competir juntos como equipe para somar pontos para o país, ainda que em categorias diferentes.
Para mais detalhes sobre as bases da convocatória, categorias e critérios de qualificação, acesse www.brasilphotoawards.com