© Dmitrii Ageev
A edição 2023 do Concurso de Fotografia e Arte Digital World Photographic Cup trouxe algumas interessantes novidades, e nesta publicação vamos falar sobre uma delas: as novas categorias. De “novas”, realmente elas não tem muito, já que na verdade o que ocorreu foi uma subdivisão das categorias retrato e natureza, já existentes. Continue lendo para entender o que significa essa subdivisão e como ela pode aumentar as suas possibilidades na busca de um bom resultado na competição.
Veja a seguir uma breve comparação entre as categorias anteriores e as atuais:
Categorias anteriores
- Casamento
- Comercial
- Ilustração/Arte Digital
- Natureza
- Reportagem
- Retrato
Categorias atuais
- Casamento
- Comercial
- Ilustração/Arte Digital
- Natureza (Paisagem)
- Natureza (Vida Selvagem)
- Reportagem
- Retrato (Clássico/Natural)
- Retrato (Criativo/Ilustrativo)
Para facilitar o seu entendimento sobre quais tipos de fotos entram em cada categoria, veja abaixo a descrição detalhada de cada uma, assim como imagens de exemplo.
Retrato Criativo / Ilustrativo
Imagens onde são permitidos estilos, técnicas criativas de fotografia, uso intensivo de maquiagem e props. As técnicas de pós-produção são incentivadas e podem ser uma parte essencial da história final da fotografia. As inscrições nesta categoria incluem imagens altamente manipuladas ou estilizadas.
Retrato Clássico / Natural
Imagens onde a iluminação, pose e destaque da aparência, essência, personalidade e caráter natural do sujeito são fundamentais. As imagens devem contar uma história sobre a(s) personalidade(s) e possivelmente sua cultura ou tradições. Imagens que usam maquiagem extensa ou adereços para transformar a aparência natural, devem ser inscritas nas categorias Retrato Ilustrativo ou Ilustração/Arte Digital. As técnicas de pós-produção não devem ser uma parte essencial da história final da fotografia.
Natureza – Paisagem
Esta categoria engloba a fotografia dedicada aos elementos naturais como paisagens, paisagens urbanas, plantas, flores, árvores e close-ups de cenas e texturas naturais. Aéreas, macro e astrofotografia estão incluídos nesta categoria. É permitido cortar, girar, aplicar Dodge and Burn, redução de ruído, nitidez, ajustar cor/preto e branco, aplicar grãos e pequenos ajustes de limpeza, como remover poeira do sensor ou aberração cromática. Também é permitido combinar várias fotos em uma (panoramas, empilhamento de foco, múltipla exposição, etc), desde que feitas ao mesmo tempo e no mesmo local como uma sequência consecutiva, com segundos ou minutos de intervalo. Não é permitido adicionar, excluir ou mover elementos por clonagem, correção, preenchimento com reconhecimento de conteúdo, deformação ou ferramentas semelhantes. A imagem original (em RAW ou jpg) deve estar disponível caso seja solicitada pela WPC.
Natureza – Vida Selvagem
As imagens devem ilustrar a surpreendente diversidade da vida selvagem de todas as partes do mundo, mostrando imagens da vida selvagem real em um habitat natural. É permitido cortar, girar, aplicar Dodge and Burn, redução de ruído, aumentar a nitidez, ajustar cores/preto e branco, aplicar grãos e pequenos ajustes de limpeza, como remover poeira do sensor ou aberração cromática. Também é permitido combinar várias fotos em uma (panoramas, empilhamento de foco, múltipla exposição, etc), desde que feitas ao mesmo tempo e no mesmo local como uma sequência consecutiva, com segundos ou minutos de intervalo. Não é permitido adicionar, excluir ou mover elementos por clonagem, correção, preenchimento com reconhecimento de conteúdo, deformação ou ferramentas semelhantes. A imagem original (em RAW ou jpg) deve estar disponível caso seja solicitada pela WPC.
Suas chances de ser finalista aumentaram
Com essa mudança, em termos práticos, aumentaram 2 categorias, e com isso a seleção nacional agora passa de 18 a 24 membros. Sao 6 posições adicionais que aumentam as possibilidades dos participantes em ter o seu trabalho selecionado para representar o Brasil na WPC.