Pular para o conteúdo

Jurado

Um olhar preciso e um critério impecável de um painel de juízes qualificados. Esta é a receita de sucesso que a cada edição garante uma seleção de trabalhos destacados que promove a arte fotográfica brasileira. Além da trajetória e formação, cada juíz contribui com o valor inestimável da sua visão e valores individuais, o que faz do processo de seleção não somente de valor técnico, mas também plural e diverso.

BPA | Brasil Photo Awards - Concurso de fotografia e arte digital

Kylie Lyons

Kylie Lyons é fotógrafa profissional há quase 30 anos operando seu pequeno estúdio de fotografia boutique em Sydney, Austrália, fotografando casamentos/retratos e pequenos trabalhos comerciais.
 
Kylie se formou na University of Western Sydney em 1994 com um Bacharelado em Artes & Design – com especialização em Photomedia. Ela começou a trabalhar antes de se formar em um escritório de pré-pré-impressão de North Sydney, onde era seu trabalho montar o departamento de fotografia. O trabalho era puramente comercial e concentrado em produtos e embalagens, enquanto trabalhava em segundo plano no seu próprio negócio de fotografia de casamento.
 
No ano de 2000, Kylie decidiu se jogar e se tornar uma fotógrafa de casamento por conta própria. Com seu marido Peter, eles compraram uma antiga igreja construída em 1839 e a chamaram de “The Old St Thomas Chapel”, criando assim um nicho de mercado único com sua herança de casamento Chapel – a única de seu tipo em Sydney. Ainda se concentrando principalmente em casamentos, o negócio de fotografia de Kylie começou a crescer no mercado de retratos à medida que os clientes anteriores começaram a ter famílias.
 
Hoje Kylie volta a se concentrar mais em trabalhos comerciais, aproveitando a liberdade de todos os gêneros de fotografia que passam pela sua porta. Ela é conhecida por sua fotografia de comida e fotografa regularmente para revistas locais. Ela também está se concentrando em uma série de retratos inspirados em arte e vários livros de viagem.
 
Kylie é Mestre em Fotografia com 1 barra de ouro com o AIPP e obteve um Mestrado em Fotografia com o Instituto de Fotografia Profissional da Nova Zelândia. Ela ganhou muitos prêmios de prata e ouro na Austrália e no exterior.
 
Kylie atualmente está no Comitê Diretor da Copa do Mundo de Fotografia. Ela usa seu conhecimento de sistemas de prêmios em todo o mundo para aconselhar o Subcomitê de Julgamento do WPC e ocupa esse cargo desde 2014.


Don MacGregor

MacGregor Studios começou em 1974. O estúdio cresceu de um começo humilde em um apartamento de 500 pés quadrados e, finalmente, para um edifício de 3500 pés quadrados em Vancouver. O estúdio passou por várias mudanças ao longo dos anos. A fotografia de casamento compreendeu aprox. 40% do negócio do estúdio e tem sido consistente ao longo dos anos. Os retratos de formatura foram uma base nos anos 70 e 80. Os anos 90 viram um foco dramático na família Lifestyle e retratos, que agora representam quase 70% das vendas dos estúdios. O estúdio se concentra apenas em retratos de parede e trabalhos de casamento e de baixo volume.
Prêmios:
Fotógrafos Profissionais do Canadá Master of Photographic Arts
Fotógrafos Profissionais do BC Membro Honorário Vitalício Grau de Associado Grau de Associado (apenas cinco apresentados em 60 anos) 
Fotógrafos Profissionais da América Mestre Fotógrafo Photographic Craftsman National Award Aprovado PPA Photographic Instructor Ross Sandahl International Award Membro: Cameracraftsman of America Ex-presidente: Professional Photographers of Canada Diretor: Professional Photographers of America (Conselho de Administração) Salon Awards (PPOC, Western States, PPABC, PPA) O pódio de premiação tem sido visitado virtualmente todos os anos desde que se tornou membro. Melhor da classe, Galeria, Epcot, Fuji e prêmios agregados em quase todas as classes de retratos e casamentos e, em muitos casos, os prêmios foram recebidos várias vezes (ou seja, prêmios de álbum de casamento mais de dez vezes, retrato femenino… 7 vezes e o lista continua etc.) Don ensinou mais de 40 semanas de aulas para escolas afiliadas ao PPA. Destaques da experiência:
Photoworld 2003 (Manila, Philippines)
PPA China Tour 2010
PP New Zealand
Texas School of Professional Photography, 1993, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 2000, 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13
Mars School
East Coast School
Imaging Workshops of Colorado
Professional Photographers Society of New York 2003/2004/07/08
New England School NEIPP 20,022,003,200,720,000,000
PPANE 2001
Kansas School 2002
Golden Gate School 2001
Mid America School 1999,2000
Triangle Institute 2001,2002
International Wall Portrait Conference mid 1980’s through 2013
Masters Tour Canada 1997
Image Explorations 2000-2011
Canadian and American National conventions as well as PPA Marketing Conference


BPA | Brasil Photo Awards - Concurso de fotografia e arte digital

Nuno Lopes

Fotógrafo de Paixões e Emoções !
Sou o Nuno Lopes, fotógrafo de cerimónias e eventos, dedicado profissionalmente à fotografia desde 2017. 
Apaixonado por fotografar e contar histórias de amor, tento que as minhas fotografias deixem memórias que marquem para sempre a vida das pessoas.
Tentei trazer um olhar diferenciado logo no início, assente em algumas premissas importantes para mim, seja o GLAMOUR, a CRIATIVIDADE, a EMOÇÂO, a PAIXÃO ou o HUMOR, não fosse eu uma pessoa divertida. 
Vibro com o que faço, e como se costuma dizer, quem ama o que faz não tem um trabalho, mas sim uma paixão.
Com um trabalho assente numa base fotojornalística, tento viver o casamento como se fosse um convidado, de forma a registar a real emoção e vivência do dia. Entendo que essa é a melhor forma de absorver a energia única de cada evento e encontrar registos que me desafiem, ao mesmo tempo que me permito viver o casamento como mais gosto. 
Com um percurso ascendente e um olhar diferenciado, orgulho-me de poder dizer que já sou um fotógrafo com um conjunto de prémios e reconhecimentos bastante amplos, não só em Portugal, mas também internacionalmente, com fotografias e casamentos premiados em algumas das mais prestigiadas associações de fotografia de casamento mundiais, com destaque para a Fearless, a This is Reportage, a ISPWP ou a Inspiration Photographers.  
2022 trouxe-me um dos meus mais belos momentos, quando em Roma soube que tinha conseguido um fantástico 5º Lugar nos FEP AWARDS – Fotografo Europeu do Ano na categoria de Casamentos ! Estar nos 10 finalistas já é excelente mas conseguir ser o 5º melhor fotografo de casamentos europeu de 2021 é algo para guardar e tentar melhorar a cada dia que passa. 
Termino citando Theodore Roosevelt “De longe,o maior prêmio que a vida oferece é a chance de trabalhar muito e se dedicar a algo que valha a pena.”
E esse sim é o meu maior prémio, ter deixado a banca após 22 anos e correr atrás do sonho de ser Fotógrafo Profissional. 



BPA | Brasil Photo Awards - Concurso de fotografia e arte digital

José Luis Pariente

José Luis Pariente é Doutor em Educação Internacional e professor emérito da Universidade Autônoma de Tamaulipas (UAT), México, instituição onde atuou como professor em tempo integral e ocupou diversos cargos administrativos, sendo o último o de Vice-Reitor para Pesquisa e Pós-Graduação. Atualmente reside na Espanha.

Membro fundador e ex-presidente da Sociedade Mexicana de Fotógrafos Profissionais, A.C., e atualmente membro de seu Conselho Consultivo, ministrou mais de 130 cursos, conferências e seminários especializados sobre questões fotográficas, culturais, educacionais e organizacionais no México, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Chile e Venezuela. Entre eles, destacam-se a Cátedra de História da Arte da Faculdade de Música da Universidade de Guadalajara e a coordenação do Diploma em Apreciação das Artes, ministrado pelo Colegio de Tamaulipas.

Natural de Vigo (Espanha), também tem nacionalidade mexicana. Iniciou suas atividades culturais e fotográficas muito jovem, quando estudava Arquitetura no Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México) e no qual se formou em 1970. É autor, co-autor ou editor de mais de vinte livros sobre temas organizacionais, educacionais, administrativos e culturais e dirigiu ou orientou mais de noventa teses de pós-graduação (43 de doutorado e 53 de mestrado), nas universidades mais importantes do México, e participou delas como professor visitante, bem como como nas de Salamanca, Sevilha, Málaga e Santiago de Compostela na Espanha.

Entre suas publicações relacionadas à fotografia e às artes, destacam-se os livros Photographic Composition (1990), editado pela Sociedade Mexicana de Fotógrafos Profissionais, A.C. e pelo Círculo Rojo em sua segunda edição
    Dr. José Luis Pariente F. Curriculum vitae. Resumo fotográfico executivo Dr. Parente_2016.doc / p. 1
(2020), El Álbum familiar del General Pedro J. Méndez (1993), editado pelo Instituto de Pesquisas Históricas da Universidade Autônoma de Tamaulipas e Tema e Variações (1995), com prólogo do mestre Sergio Cárdenas, editado pelo Estado Conselho para a Cultura e as Artes de Tamaulipas, que inclui muitas das colunas dominicais que com o mesmo nome foram publicadas no jornal El Diario de Cd. Victoria. Dirigiu, em colaboração com Alejandro Rosales e Baldomero Zurita, o programa de rádio Tema y Variaciones, transmitido pela emissora XEBJ, da Organização da Rádio Tamaulipeca, em Cd. Victoria. 

Também colaborou com o pintor e poeta Alejandro Rosales Lugo nos suplementos culturais Arquitrabe (suplemento dominical do jornal El Mercurio) e Maratín (suplemento cultural do jornal El Diario).
Foi instrutor externo no Centro de Treinamento Kodak Mexicana, onde concluiu o mestrado em Fotografia Profissional, disciplina à qual dedicou grande parte de sua atividade, especializando-se em análise de imagem, design audiovisual e tecnologia educacional. Durante muitos anos foi responsável pela seção “La Caja Negra” na revista Foto Forum, bem como pela publicação de artigos fotográficos em várias associações fotográficas, bem como na revista Media Link.

Seu trabalho foi exibido em galerias de arte e centros culturais no México e nos Estados Unidos e também foi usado em capas de livros sobre vários temas culturais. A sua mais recente exposição fotográfica, intitulada “A Força do Património”, com cem obras dedicadas à Alhambra e ao Generalife, foi apresentada na Galeria Pedro Banda do Centro Cultural Tamaulipas, instituição onde o Dr. Pariente promoveu a criação do exposição fotográfica coletiva intitulada “Cem Imagens”, que há 28 anos consecutivos é apresentada em suas instalações, um caso inédito no âmbito nacional mexicano.

Em 1995, com seu trabalho fotográfico e como parte de uma equipe de historiadores e pedagogos, ganhou o concurso nacional para a publicação do livro didático gratuito Tamaulipas, História e Geografia para Terceiro Grau, editado pelo Ministério da Educação Pública do México.
O Dr. Pariente ocupou vários cargos de direção no campo da cultura e das artes no México, entre os quais se destacam, em nível local, tendo sido Presidente e membro do Conselho de Honra do Colégio de Arquitetos de Tamaulipas-Centro; Presidente Executivo do Comitê de Desenvolvimento
Dr. José Luis Pariente F. Curriculum vitae. Resumo fotográfico executivo Dr. Parente_2016.doc / p. dois

Município de Vitória Sustentável; Presidente do Conselho do 5º Distrito Eleitoral de Vitória, zona sul; professor fundador da Universidade La Salle Victoria e conselheiro da Reitoria e Diretor de Planejamento dessa mesma Universidade. Foi também o primeiro Diretor Geral do Centro Cultural Tamaulipas e, posteriormente, Diretor de Projetos Especiais do Conselho Estadual do CCultura e Artes de Tamaulipas e Diretor de Educação para o Desenvolvimento Artístico do Instituto Tamaulipas de Cultura e Artes.
O Dr. Pariente é também membro honorário da Federação Espanhola de Profissionais de Fotografia e Imagem (FEPFI), bem como membro da Real Sociedade Fotográfica (RSF) e da Confederação Espanhola de Fotografia. Foi jurado em inúmeros concursos e concursos fotográficos, entre os quais se destaca a Copa do Mundo de Fotografia.
Seus dados aparecem no Dicionário Biográfico de Tamaulipas e em Quem é Quem no México; no diretório do American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works e em Who’s Who in Professional Imaging, editado por Professional Photographers of America, Inc.